A viola (também chamada "alto" ou "viola de arco") é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dos instrumentos de cordas friccionadas por arco possui o contrabaixo.
Tem tamanho pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino.
Porém, para se tocar o instrumento adota-se técnica praticamente idêntica.
Comparação entre o Violino (esquerda) e a Viola (direita)
Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente.
Muitos a utilizam na música popular, jazz, rock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.
Timbre da viola
Afinada nos tons Lá3, Ré3, Sol2, Dó2, a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico.
Grandes compositores, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamente emotivas deste instrumento escreveram obras muito importantes como concertos, sonatas e suites.
A viola é um dos instrumentos que utilizam a clave de Dó (na terceira linha) e em regiões muito agudas utiliza a clave de sol.
A execução mais comum é a fricção do arco nas cordas. Antes de tocar o instrumento, o violista passa sobre a crina do arco uma resina chamada breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da viola, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da viola, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.
Para demonstrar o "sonzão" da viola, começarei por um grande violinista que foi também um dos maiores violistas do Brasil,George Kiszely.
Fonte: Wikipédia
George Kiszely para sempre em nossos corações!
MARLOS NOBRE, Sonata para viola solo, George Kiszely
Conhecida como alto??? Então... temos nossas dúvidas!!!
ResponderExcluirNão seria baixo??? Para retratar a baixeza mesmo?
kkkk
to de zoas!