sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vanessa Mae - "Fusão" - Clássico/pop

Compartilhando sua data de nascimento com aquele que é considerado o maior violinista de todos os tempos, Nicolo Paganini, Vanessa-Mae nasceu em Singapura em 27 de outubro de 1978, mudando-se para Londres 4 anos depois. Pegou pela primeira vez em um violino com a idade de 5 anos, tendo rapidamente evidenciado precoce habilidade, ao surpreender diversos professores, e aos 8 anos entrou para um período de estudo intensivo, no National Conservatoire of Music de Beijing. Vanessa-Mae retornou a Londres como uma virtuose.

Entre 11 e 13 anos, gravou três álbuns clássicos,desde concertos de Tchaikovsky, Beethoven (a mais jovem artista a gravar essas obras), até peças virtuoses de Paganini, Wieniawski e Sarasate, além de suas melodias favoritas de adolescente, tanto pop quanto clássicas.
Ela tornou-se a primeira artista a tocar com a Symphony Orchestra de Singapura, na primeira turnê européia dessa orquestra.



Foi convidada em 1992 pelo famoso conjunto London Mozart Players para acompanhá-los como solista na comemoração do Bicentenário de Mozart pelo Extremo Oriente, tendo se tornado a mais jovem artista a ter tocado como solista naquela orquestra.
Em 1998 apresentou-se para uma platéia exclusiva do Governo Asiático-Europeu, para Sua Majestade, a Rainha, e membros da Família Real, o fechamento oficial da Conferência ASEM2 no Palácio de Buckingham.
Foi convidada especial na comemoração do 250º aniversário de morte de J.S.Bach, na Bach Society de Londes, convidada pela Sua Alteza, O Príncipe de Gales, no Palácio St. James.
Sendo a 1ª musicista internacional convidada a visitar a cidade de Soweto, África do Sul. Sua firme convicção de romper barreiras através da música tem-lhe conquistado uma leal audiência de todas as idades e raças.



 
Em 1995, ela criou um tipo completamente novo de fusão musical e descobriu uma audiência entusiasta de milhões de pessoas em todo mundo. Como esperado, inicialmente gerou indignação de alguns críticos tradicionalistas, mas com a enorme popularidade mundial, entre amantes de música de todos os gêneros, firmou-a como estrela mundial.
Em sua trajetória já vendeu cerca de 6 milhões de álbuns, mais de 40 prêmios internacionais de platina, tanto para gravações pop quanto para clássicas. Suas apresentações transmitidos pela TV foram assistidas em mais de 100 países.




"Ela é, assim como Mozart e Mendelssohn foram antes dela, um verdadeiro prodígio...", descreve Michael Gough Mattheus, Diretor do Royal College of Music.


 





  Discografia:

  1991 "Violin" ou "Debut"
  1992 "Kids Classics"
  1992 "Concertos para violino de Tchaikovsky e Beethoven"
  1995 "Violin Player geral" - primeiro álbum pop
  1996 "The Alternative Classical"
  1996 "The Classical Album"
  1996 "The Classical Album", versão aprimorada ;
  1997  "Storm"
  1997/1998  "China Girl"-"The Classical Album 2"
  1998 "The Original Four Season"-"The Classical Album 3"
  2000 "The Classical Collection part 1"
  2001  "Subject To change"
  2002  "The Best Of Vanessa-Mae"
  2002  "The Ultimate Vanessa-Mae"
  2004  "Choreography"
  2006  "Vanessa-Mae"
  2007  "Vanessa-Mae: The Platinum Collection"


Aqui estão dois vídeos de dois grandes compositores erudito
 "Fusão" - Clássico/pop


 Toccata and Fugue  de J.S.Bach






Devil´s Trill - Part Two  de Tartini







ll3:

2 comentários:

  1. caralho!!! Curti pra cacete essa mulher tocando a tocatta de bach!!!!

    Pelos 2:55 do vídeo fica um estilo bem parecido com as músicas do castlevânia, né?

    perfect!

    ResponderExcluir
  2. só o finalzinho que ela dá umas... NOTINHAS out!

    mas de resto, tá muito da hora!

    ResponderExcluir